quarta-feira, agosto 03, 2011

AQUI:HERE:AGORA:NOW: CITEMOR

Qui 4 e Sex 5 Ago | 22:30 | Teatro Esther de Carvalho

Marianne Baillot & António Pedro Lopes
MEASURE IT IN INCHES
co-produção, estreia
Um discurso de agradecimento. Uma cerimónia de gratidão suspensa no zénite de um cenário, onde a casualidade de agradecer um cigarro a um estranho encontra o evento estrelado dos Óscares e a euforia dos prémios desportivos. Recicla-se a condição de se estar grato por alguma coisa, We measure it in inches (medimo-lo em polegadas) e Fahrenheit. A gratidão é ritualizada, suspensa num recreio de magnificação onde tudo se tenta sempre «mais do que a vida», ainda que desesperadamente.
E mesmo quando os discursos de agradecimento trazem consigo os ruídos estranhos da competição e da fama, preferimos acentuar o sentido extásico da celebração, porque esta cerimónia não pode ter fim. E questionamo-nos se podemos fazer um zoom infinito, ampliar uma e outra vez o momento depois do espectáculo em que os actores voltam ao palco para receber um enorme aplauso.
Andy Warhol disse uma vez: «não prestes atenção ao que escrevem sobre ti, mede-o apenas em polegadas». O poder das palavras e das emoções é um poder maleável medido em visibilidade, aparência, reconhecimento e legitimação.
Imagine-se agora, por momentos, inverter a régua e converter a medida da aparência na medida da presença. E concentrarmo-nos num OBRIGADO desmedido e suspenso, incapaz de sair de si próprio e de se completar.
Rita Natálio

http://theantsandtherats.blogspot.com

Coreografia: António Pedro Lopes e Marianne Baillot Elenco: António Pedro Lopes e Marianne Baillot Luminotécnico: Severine Rième Cenógrafo: Severine Rième Dramaturgia e Som: Rita Natálio Apoio à Produção: Paula Oliveira e Cécile Pennetier Produção: ELSE (Region Centre, França) e One Life Stand (Lisboa, Portugal) Co- produção: Théatre de Vanves - Scéne Nationale de Danse, Maus Hábitos, O Espaço do Tempo, Citemor – Festival de Montemor-o-Velho e CCN Belfort Residências Artísticas: Maus Hábitos, CCN Belfort, O Espaço do Tempo, Théâtre de Vanves, Volapuk (Tours) Apoio à Residência: GDA - Direitos dos Artistas Apoio: Teatro Nacional São João e Companhia Erva Daninha Agradecimentos: Daniel Pires, Ana Carvalho, Hélder de Sousa, Mónica Rocha, Laurent Vinauger, Elizabete Leão, Júlio Alves, Gustavo Ciríaco, João Sofio e Filipe Conceição.

A Associação Else é subsidiada pela RÉGION Centre, DRAC Centre e Adami.

> entrada gratuita

Sem comentários: