segunda-feira, dezembro 19, 2011

DRIFTING/ EM DERIVA Lisboa- Procuram-se Participantes

  • Data Limite: 3 de Janeiro de 2012

    Convocatória: Procuram-se participantes

    .

    DRIFTING / EM DERIVA em Lisboa

    de António Pedro Lopes (Pt) e Gustavo Ciríaco (Br)

    .

    .

    O projecto DRIFTING / EM DERIVA em Lisboa de António Pedro Lopes e Gustavo Ciríaco procura 10 pessoas para integrarem um laboratório de criação que culminará em 4 apresentações a terem lugar no Negócio (Bairro Alto), nos dias 26, 27, 28 e 29 de Janeiro de 2012, sempre às 21h 30, em Lisboa.

    Procuramos pessoas a partir dos 16 anos que vivam em Lisboa, com ou sem experiência de palco, interessadas em dança, performance e arte contextual.

    .

    Condições de Participação

    O projecto decorrerá durante todo o mês de Janeiro e estará dividido em quatro momentos, os participantes deverão ter disponibilidade para as datas de laboratório, ensaios e apresentações:

    1.Encontro/experiências individuais com os artistas- 1 encontro a definir com cada participante entre 4 e 11 de Janeiro.

    2.Duas semanas de laboratório de criação (3 horas por dia em horário pós laboral com todos os participantes, 2ªs,4ªs e 6ªa feiras no período de 9 a 20 de Janeiro

    3.Ensaios dia 23, 24 e 25 de Janeiro das 19h às 22h.

    4.Participação nos dias de apresentação – 26 a 29 de Janeiro, das 19h às 22:30

    A participação no projecto tem como centro a experiência de um laboratório de criação. É portanto, um projecto baseado em troca de experiências e criação em conjunto. Ainda que se trate de um projecto que apela à participação voluntária, todos os participantes beneficiarão de um apoio simbólico de transporte e alimentação.
    .

    Para as inscrições, por favor, envie um e-mail para: drifting.em.deriva@gmail.com contendo:

    - dados pessoais (Nome, Morada, Telefone e Email)
    - uma fotografia sua tirada em Lisboa (onde se perceba claramente o rosto e a localidade)
    - uma curta biografia (sublinhando a experiência social, profissional e emocional com Lisboa)

    + infos: 917908484 ou 939023426

    Data Limite de Inscrição : 3 de Janeiro de 2012

    DRIFTING | Em Deriva é um projecto contextual que leva Ciríaco e Lopes a diferentes cidades para mapear os afectos que correm nesses lugares, através de vários tipos de encontro. Numa primeira instância, o encontro das suas histórias num contexto deslocado, depois o encontro com cada cidade como paisagem urbana, e finalmente o encontro com os seus habitantes, as personagens que encontram na deriva e que alimentam o processo criativo. Seguindo uma lógica episódica, cada cidade é um novo capítulo neste exercício viajante que cria pontes entre pessoas e lugares.

    DRIFTING | Em Deriva -Lisboa é o 4º episódio numa série de incursões por cidades do mundo. Anteriormente, o projecto decorreu nas cidades do Rio de Janeiro, Taipei e São Paulo. Em cada uma dessas cidades, o projecto arriscou um formato diferente e provisório, tendo já resultado respectivamente numa performance, numa exposição e num espectáculo. O episódio lisboeta assume a forma de um laboratório de criação com apresentações, e propõe experiências de deriva pela cidade, passeios, efeitos de corrente, cadavre exquis, telefones estragados, estranhas coincidências, colecções de histórias, corpos-exposição, blind dates, discos, danças, casamentos, correntes de ar, apartamentos, pretos no branco, lugares de passagem e espaços de memória.

    DRIFTING| Em Deriva – Lisboa é um projecto de António Pedro Lopes e Gustavo Ciríaco,co-criado e interpretado por 10 participantes do laboratório de criação. Este projecto é co-produzido e acolhido em residência pela Galeria Zé dos Bois (Negócio) e financiado pelo Programa de Apoio à Dança da Fundação Calouste Gulbenkian e apoiado em residência pela GDAIE- Direitos dos Artistas.

    .

    Notas Biográficas

    António Pedro Lopes nasceu em Ponta Delgada em 1981. É performer, autor de espectáculos. Depois de ter estudado teatro musical, licenciou-se em Teatro na Universidade de Évora e frequentou o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Trabalhou entre outros com Jérôme Bel, João Fiadeiro, Gustavo Ciríaco e Marco Berrettini/*MELK PROD. Cria espectáculos em nome próprio desde 2004. Em 2010, fundou em Lisboa a ONE LIFE STAND, estrutura onde desde então tem inscrito e desenvolvido vários projectos em colaboração com outros artistas: Luzes Ligadas Não Quer Dizer Que Estejamos em Casa (2010) com Monica Gillette; MEASURE IT IN INCHES (2011) com Marianne Baillot e Drifting/Em Deriva( a partir de 2010) com Gustavo Ciríaco. Os seus trabalhos foram apresentados em Portugal, Espanha, Alemanha, França, Brasil, Taiwan e México. É também elemento activo na implementação de S&T Collaborations (www.sweetandtender.org), canta, e ensina regularmente em teatros e programas de educação artística. Para saber mais sobre APL, por favor consulte: theantsandtherats.blogspot.com

    .

    Gustavo Ciríaco nasceu no Rio de Janeiro. É performer e artista contextual com actuação nas artes performativas e visuais. Desde 95, apresenta-se, ensina e desenvolve parcerias com artistas brasileiros e estrangeiros no Brasil, América Latina, Ásia e Europa.Seus projectos são encontros centrados na produção de presença, na ficção compartilhada e na arquitectura imaginária.Actua no espaço urbano com projectos de caminhada, em parceria com Andrea Sonnberger: Aqui enquanto caminhamos (Alkantara, Lisboa 2006) e Vizinhos (Casa Encendida, Madrid 2009) ; em projectos conversacionais:Drifting (Casa França-Brasil, Rio; Bamboo Curtain Studio, Taipei; Desaba & Centro Cultural de São Paulo), em parceira com António Pedro Lopes; e em espetáculos de dança: Still – sob o estado das coisas (SESC São Paulo, 2007), Nada. Vamos Ver (SESC São Paulo e Culturgest, 2009) e Eles vão ver (Panorama, 2010). É director artístico do Manifesta!, Teatro Cacilda Becker, Rio de Janeiro e curador convidado do Entre_Lugares, programa de intercâmbio entre Londres e Rio de Janeiro, uma parceria do ENTRE (Sérgio Porto) e o Chelsea Theatre. Actualmente desenvolve o projeto Where the horizon moves (Maus Hábitos & Guimarães Capital Européia da Cultura) e é artista convidado do projeto Occupy Rio, parte da London 2012 Cultural Olympiad. Maiores detalhes, procure-o no gustavociriaco.blogspot.com

    .

    Mais informação sobre o projecto: Drifting / Em Deriva

Sem comentários: