segunda-feira, janeiro 17, 2011

MEASURE IT IN INCHES- Baillot, Lopes, Natálio & Rième : estreia 1 de Março


Um discurso de agradecimento. Uma cerimónia de gratidão suspensa no zénite de um cenário, onde a casualidade de agradecer um cigarro a um estranho encontra o evento estrelado dos Óscares e a euforia dos prémios desportivos. Recicla-se a condição de se estar grato por alguma coisa, “we measure it in inches” (medimo-lo em polegadas) e fahrenheit.A gratidão é ritualizada, suspensa num recreio de magníficação onde tudo se tenta sempre "mais do que a vida", ainda que desesperadamente.

E mesmo quando os discursos de agradecimento trazem consigo os ruídos estranhos da competição e da fama, preferimos acentuar o sentido extásico da celebração, porque esta cerimónia não pode ter fim. E questionamos-nos se podemos fazer um zoom infinito, ampliar uma e outra vez o momento depois do espectáculo em que os actores voltam ao palco para receber um enorme aplauso.

Andy Warhol disse uma vez: "não prestes atenção ao que escrevem sobre ti, mede-o apenas em polegadas". O poder das palavras e das emoções é um poder maleável medido em visibilidade, aparência, reconhecimento e legitimação. Imagine-se agora por momentos inverter a régua e converter a medida da aparência na medida da presença. E concentrarmo-nos num OBRIGADO des-medido e suspenso, incapaz de sair de si própio e de se completar.

Rita Natálio


DATAS:

1 de Março, Estreia, La Panopée, Festival Art Danthé, Vanves, Paris, 19:30

18/19 Maio, Le Triangle, Festival AGITATO, Rennes, França

Julho/Agosto, Residência + Estreia em Portugal, Festival Citemor 2011, Montemor-o-Velho

24-30 Setembro, Teatro Helena Sá e Costa, Porto

Maio 2012, Scène National de Orleáns, França


+ info soon.

Sem comentários: